Entenda a Liturgia Apejotista
No que tange a transmissão de ensinamentos administrativos e litúrgicos a APJ/GOB rege-se com a seguinte estrutura:
Terminologicamente a passagem do Aspirante para Lumen Probitatis é denominada Admissão, e do Lumen Probitatis para Perféctor, Hierofante e Frater-Apejotista ocorre a Ascensão.
A respeito desta estrutura primeiramente é relevante explicar que o Aspirante e o Conciliator não são Níveis Litúrgicos, o primeiro é uma Condição que antecede a Admissão (Regulamente Geral Art. 5º, parágrafo único), enquanto o segundo é uma Classificação de Membro da APJ/GOB (Regulamento Geral Art. 9º, IV).
Aspirante
Esta é a denominação utilizada para o jovem com idade entre 7 e 21 anos que tem interesse em ingressar na APJ/GOB, possui boa conduta, disciplina, demonstre compatibilidade com os princípios apejotistas e não tenha vícios noviços à saúde e à sociedade.
Apejotista
Este é um termo utilizado como designação genérica para todos os membros da APJ/GOB que já passaram pela Cerimônia de Admissão, independente de Nível Litúrgico ou se é Conciliator.
Lumen Probitatis (1º Nível)
Tem como Símbolo o Castiçal de 8 Velas.
Neste primeiro Nível o Apejotista realiza estudos mais profundos a cerca da APJ/GOB em relação aos regulamentos, símbolos cívico-patrióticos, hinos, cidadania, conduta social, moral e ética.
Perféctor (2º Nível)
Tem como Símbolo a Deusa Mah’at.
Neste Nível são realizados profundos estudos litúrgicos acerca de conhecimentos sobre os cargos, a Sala Arquétipa, e as simbologias egípcias e brasileiras relacionadas a APJ/GOB.
Hierofante (3º Nível)
Tem como Símbolo a Flor de Lotus.
O Apejotista que torna-se Hierofante é mais experiente liturgicamente e estuda questões ligadas a espiritualidade, bem como a Chama Sagrada e o Grande Arquiteto do Universo.
Frater-Apejotista
Tem como Símbolo Dois Elos Entrelaçados.
Estes são os Apejotistas que completam 22 anos, tem palavra mas não voto dentro dos Núcleos Alfa.
Possuem grande importância na administração regional, estadual e nacional da APJ/GOB, analisam a instituição contextualizando-a no cenário brasileiro em relação a responsabilidade social, eles abarcam todos os outros conhecimentos adquiridos durante a trajetória Apejotista.
É importante citar que, caso seja marcada uma reunião extraordinária e exista a impossibilidade de pelo menos um Preceptor comparecer, este poderá nomear um Frater-Apejotista para acompanhar as atividades do Núcleo, sendo certo que qualquer decisão tomada deverá, necessariamente, ser levada a ciência dos Preceptores para apreciação.
Conciliator
O Conciliator é uma Classificação de Membro que refere-se:
• ao Apejotista que inicia na Maçonaria;
• a Apejotista que integra a FraFem ou Preceptoria de um Núcleo.
Estes são Apejotistas mais experientes que tem a função de representar a APJ/GOB no meio Maçônico, especialmente perante o Grande Oriente do Brasil, em todos os seus níveis e instâncias dos quais façam parte.
Como ponto importante cita-se que eles podem plenamente participar das reuniões e atividades dos Núcleos Alfa, com palavra e sem voto.
Fonte:
Regulamento Geral da APJ/GOB, 2010 - artigos 5º, 9º, 91, 92, 93, 94 e 95;
Código de Ética Apejotista - artigos 32 e 33;
Manual Apejotista, 1ª Edição, Março de 2012 - páginas 41 a 48.
0 comentários:
Postar um comentário