Loja Maçônica Segredo Força União
Nos idos de 1927 em Juazeiro Bahia, nas residências de cidadãos de diversas partes. Àquelas épocas já conviviam aqui cerca de cinquenta maçons de diferentes Lojas, sem que tivessem a iniciativa de organizarem-se.
O Ir.·. Drº Souza Carneiro, que veio a Juazeiro com a missão de fundar o Círculo Esotérico da Comunhão de Pensamento, que se denominou de Tawwa Luz, Amor e Caridade, sugeriu num desses encontros, a fundação de uma Loja Maçônica. O Ir.·. Francisco Mendes, fiscal de consumo, consultando sobre esta possibilidade, achou a ideia louvável e oportuna. Aceita a sugestão, realizou-se algumas reuniões preparatórias e a 23 de março de 1927, foi instalada a Loja Maçônica Harmonia e Amor, Sob os auspícios do Grande Oriente do Brasil, regularizada a 07 de setembro do mesmo ano, gralhas ao empenho do Ir.·. Peres Mustar Wahrhaftig que foi a Salvador buscar a Comissão Reguladora. Neste mesmo ano, em face de divergência incontrolável ânsia de poder e egoísmo, a Maçonaria Brasileira, desagregaram-se e o resultado foi a famosa Cisão de 1927. Como a maioria dos membros da Loja recém – criada, resolveram aderir a Cisão, Nove Irmãos não concordaram com essa atitude, decidiram fundar a 21 de dezembro de 1927, a Loja Segredo Força União, a fim de permanecerem fiéis ao Grande Oriente do Brasil. Dos seus exemplos, nós aprendemos a lição e a importância da lealdade.
Assim de uma luta pelo poder na esfera administrativa, nasceu a nossa Loja Segredo Força União. Nossa homenagem a todos os fundadores na pessoa do Ir.·. Peres Mustar Wahrhaftig. Em síntese assim se processou a organização da Maçonaria em Juazeiro Bahia.
Os seus primeiros anos de vida foram muito difíceis; muitos irmãos tiveram que doar muitos móveis e outros objetos para que a Loja funcionasse a contento. Existem registros de doações feitas por Francisco Paulo Costa (mesas), Francisco Evaristo Figueiredo (papeis, cabides), Euclides Daniel (três portas) e Saul Rosas (Catorze cadeiras).
Nesta época era Delegado do Grão Mestre o Ir.·. Isaac Vernet, que posteriormente mudou-se para São Paulo, tendo sido eleito representante a Deputado da Loja junto a Assembléia Federal. Para substituí-lo como Delegado do Grão Mestre, foi nomeado o Ir.·. Drº Artur Lustosa de Aragão.
Em 04 de abril de 1928, tendo em vista a cisão ocorrida e a atitude de permanecer fiel ao Grande Oriente do Brasil, a Loja Maçônica Segredo Força União, recebeu as adesões dos Grandes Orientes de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
No dia 12 de setembro de 1928 o Ir.·. Peres Mustar Wahrhaftig propôs a construção do Templo, criando-se para esta finalidade uma conta corrente no Banco do Brasil.
Em 1930 com a vitória da Revolução, foram proibidas as reuniões das sociedades tidas como secretas. Mesmo assim com as dificuldades, os Ir.·. nunca deixaram de se reunir, já que estavam imbuídos de realizarem a grande obra da Construção Universal.
Em 1997 com o Venerável Mestre, Antônio Cândido da Conceição, procurou uma Ordem Paramaçônica para implatar na Segredo Força União e no Vale do São Francisco e Os Irmãos resolvem acolher a Ação Paramaçôniva Juvenil, principalmente por sua lealdade desde fundação ao Grande Oriente do Brasil, assim no dia 04 de outubro de 1997, fundando o Núcleo Alfa Força e União Juvenil da APJ/GOB.
Muitos Maçons tiveram a oportunidade de conduzir os destinos da Segredo, participando como membro de diretoria e contribuindo para figurar nesta história de lutas e sucesso, crescimento e vitória.
Nestes anos, foram vários Veneráveis que dirigiram os destinos da Loja Maçônica Segredo Força União.
0 comentários:
Postar um comentário