APJ/GOB

Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil.

domingo, 15 de novembro de 2015

15 de novembro - Proclamação da República Federativa do Brasil


Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República Federativa do Brasil. O sistema monárquico do governo já não tinha apoio da Igreja, nem dos militares, das lideranças civis e nem dos antigos senhores de escravos. Por essa razão, a proclamação da república foi pacífica, sem guerra nem derramamento de sangue.

Pouco depois da Proclamação da República, no dia 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira Constituição Republicana. No mesmo ano, sofrendo oposição do Congresso, Deodoro da Fonseca renunciou e o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto, assumiu a presidência.

O forte e centralizado presidencialismo, que tornava difícil a aplicação do princípio federativo, fez com que algumas oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais se destacassem o que deu início à conhecida política do “café com leite”. Os estados de São Paulo e Minas Gerais passaram a alternar a presidência do Brasil até 1930.

Hoje é um dia de extrema importância para a República Brasileira. Um dia que deve ser lembrado e comemorado por todos. Dia mais conhecido para o Brasil como o “Dia de Luz e da Liberdade!”

Saudamos o Brasil e entoamos o Hino da Proclamação da República!


Tudo Pela APJ e Pela Pátria! .·.